Um grupo internacional de pesquisadores anunciou ter descoberto um novo planeta com tamanho semelhante ao da Terra, informa na quarta-feira (26) a NASA.

Segundo dados da agência, o planeta em questão tem quase o mesmo tamanho que a Terra e está afastado da sua estrela à mesma distância que existe entre o nosso planeta e o Sol.

“Esse planeta, coberto por gelo, é o menor dos que foram descobertos com lente gravitacional”, conta o cientista do Laboratório de Propulsão a Jacto de Pasadena, estado da Califórnia, Yossi Shvartzvald, falando sobre os detalhes da descoberta.

Os cientistas da NASA indicam: “Provavelmente, o planeta é demasiado frio para existir vida semelhante à nossa, pois sua estrela é muito fraca.”

O planeta em questão, batizado de OGLE-2016-BLG-1195Lb, foi encontrado no âmbito da pesquisa com lente gravitacional (Optical Gravitational Lensing Experiment, OGLE), realizada na Universidade de Varsóvia, Polônia. Além disso, os cientistas usaram a rede de telescópios sul-coreana KMTNet e o telescópio espacial norte-americano Spitzer.

Os planetólogos da agência espacial sublinham que a descoberta permite entender melhor o deslocamento dos planetas na nossa galáxia.

Com Sputnik News Brasil.