sexta-feira, abril 12, 2024

Nilo Coelho encerra sua trajetória na vida pública; Nal Azevedo assume prefeitura de Guanambi

Aos 80 anos, Nilo Augusto Moraes Coelho (União Brasil), ex-governador da Bahia e atual prefeito de Guanambi, despede-se da vida pública.

“Tudo na vida tem um começo e um fim. Esta não é uma decisão repentina, mas fruto de uma profunda reflexão sobre o que é melhor para mim e para continuar a servir da melhor maneira à minha Guanambi que tanto amo. Quero deixar claro que se trata de um novo capítulo nesta história de amor. Pretendo buscar novas formas de contribuir para o bem-estar e progresso de minha terra”, disse Nilo ao comunicar oficialmente o seu desligamento do mandato municipal na manhã desta sexta-feira (10).

Conforme o site, Achei Sudoeste, seu substituto é o vice-prefeito Arnaldo Pereira de Azevedo (União Brasil), conhecido como Nal Azevedo. Nilo Coelho, eleito prefeito por quatro vezes, deixou um legado de desenvolvimento social e econômico em Guanambi, tornando a cidade uma referência de pujança no Sudoeste baiano.

Sua eficiência como gestor público no primeiro mandato em Guanambi, a partir de 1982, despertou a atenção da política baiana. Convidado, integrou como vice a chapa vitoriosa de Waldir Pires ao governo da Bahia em 1986. Com a renúncia de Waldir, tornou-se governador, construindo em um ano e 10 meses um volume de estradas para integrar todo o estado, jamais alcançado por outro governante. As regiões distantes do Oeste e do Extremo-Sul foram finalmente integradas ao estado da Bahia pelas rodovias construídas por aquele que ficou conhecido como o “governador estradeiro”.

Entre as realizações de Nilo Coelho para a ampliação da infraestrutura baiana, destaca-se a ponte que liga as margens do Rio São Francisco, em Bom Jesus da Lapa. Prefeito, deputado federal e governador, cada função pública exercida por Nilo Coelho foi marcada pela coragem, força e determinação de um sertanejo comprometido em servir ao seu povo e apaixonado por sua terra, Guanambi.

“Quero expressar meu mais profundo agradecimento por todo o apoio, confiança e oportunidade de servir à minha amada Guanambi e a Bahia. Tenho imenso orgulho de tudo que conquistamos juntos. Cada desafio enfrentado e cada vitória alcançada foi fruto de um esforço coletivo. Estejam certos de que permaneço comprometido com as causas que defendemos juntos”, assinalou Nilo.

Acorda Cidade – Foto: Lay Amorim/Acorda Cidade

recentes