sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Novo Carteira de Identidade só será emitido a partir de maio na Bahia

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) só será emitida na Bahia a partir de 31 de maio. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica (DPT), nesta quinta-feira (11), será iniciado o processo de substituição do número do RG pelo número do CPF no sistema.

Segundo o DPT, o novo modelo do documento exigiu a implantação de um sistema de identificação mais moderno, o que justifica a demora. “Atualmente, o sistema encontra-se em instalação, migração do Banco de Dados de 11 milhões de biometrias, que será seguido de treinamento dos servidores”, afirma o órgão em nota. “A migração completa, com emissão do novo documento será finalizada em 31 de maio de 2024”, conclui.

Em todo o país, termina nesta quinta-feira (11) o prazo para iniciar a emissão do novo documento. Até o momento, 23 estados e o Distrito Federal já estão emitindo a nova CIN. Estimativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apontam que cerca de 3 milhões de brasileiros já possuem a nova identificação.

A ideia com o novo RG é reduzir fraudes. Com o documento sem ser unificado, como é feito até hoje, é possível uma pessoa ter um número de RG por estado. Com a nova carteira, cada cidadão vai ter um único número de identificação.

Fonte: Correio*

recentes