segunda-feira, dezembro 15, 2025

Opinião: Tarcísio candidato a presidente pode ser impeditivo de chapa puro sangue do PT na Bahia e tábua de “salvação” para Coronel

A candidatura de Angelo Coronel à reeleição na Bahia depende também de um fator bem inusitado: a virtual tentativa do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ser presidente da República em 2026. A correlação pode parecer forçada numa análise rápida, porém essa leitura tem sido feita com frequência nos círculos políticos locais. Com a probabilidade cada vez mais alta de Luiz Inácio Lula da Silva ser reconduzido ao Palácio do Planalto, a chance de uma chapa puro sangue do PT na Bahia fica extremamente palpável.

Do lado da oposição, todos torcem por um racha envolvendo Coronel e o PT. Ainda que isso não signifique que o PSD comprará a briga até o final. Com a consolidação dos nomes de Jaques Wagner e Rui Costa como prováveis candidatos ao Senado, para Coronel fazer com que um dos dois desista da candidatura será necessário um nome competitivo no plano nacional, ameaçando a supremacia de Lula e do petismo na Bahia. A chance disso acontecer sem o nome de Tarcísio no páreo fica bem improvável.

O próprio presidente do PSD nacional, Gilberto Kassab, é um torcedor relevante pela candidatura do governador de São Paulo. Ele seria beneficiário direto por lá e, consequentemente, poderia ajudar Coronel por aqui. Ou seja, há muitos fatores envolvidos, o que levaria o senador do PSD a cruzar os dedos por Tarcísio. O jogo não está jogado, mas essa é uma das grandes janelas de oportunidade para Coronel se manter aliado do PT baiano no próximo ano.

Com uma candidatura nacional competitiva, o PT não poderia se dar ao luxo de romper com um aliado que construiu boas relações com lideranças do interior. Apesar de reconhecer limitações com a militância petista – especialmente após flertar com o bolsonarismo nos anos em que Jair Bolsonaro esteve no poder -, Coronel é uma figura relevante para o PSD e para a governabilidade da Bahia. Deixar isso eecapar por capricho de uma chapa puro sangue, ainda que eles tenham certeza de ser “imbatível”, é um risco exagerado para quem sabe como se manter no poder.

É claro que a hipótese já aventada de uma candidatura avulsa não estaria inteiramente descartada. Todavia, Coronel não vai arriscar ser objeto de ataques que os virtuais ex-aliados são capazes de fazer. O senador é uma raposa bem experimentada e dificilmente vai dar um passo em falso. Por isso, inclui no rol de rosários um desejo de Tarcísio como candidato a presidente. Mesmo que não seja o candidato dele.

Bahia Notícias – Foto: Governo de São Paulo e Agência Senado/ Montagem BN

recentes