segunda-feira, junho 24, 2024

Otávio Mendes receberá Título de Cidadão Ipiraense

O psicólogo Otávio Mendes da Silva Junior será um dos trinta e cinco homenageados pela Câmara de Vereadores de Ipirá, com um título de Cidadão Ipiraense, em Sessão Solene que será realizada nesta sexta-feira (16), a partir das 14h.

Conheça a trajetória de Otávio Mendes em Ipirá

Sou Otavio Mendes, solteiro, nasci em 1976 em Salvador- BA, filho de Eliana Rosa Mendes da Silva (Santo Amaro- BA) e Otavio Mendes da Silva (Xique-Xique BA). Minha formação profissional é Psicólogo e Facilitador de Biodanza.

Aos 16 de maio de 2011, cheguei em Ipirá para prestar meu serviço de Psicologia Social no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), trabalhei durante 6 anos com vítimas de violências e violação de direitos. Logo seguida, coloquei a Clínica CIAPP para atendimento de psicoterapia clinica individual, particular, onde atendo há 12 anos:  adolescentes, jovem, adultos e idosos cuidando da Saúde Mental e Emocional!!

Logo quando cheguei em Ipirá me identifiquei pela minha matriz paterna que é Xique-Xique (Sertão). A partir daí sentir toda Ipirá e seu sertão, nessa identificação fui me potencializando e como nada é à toa, o trabalho no CREAS tinha como ação fazer visitas nas roças, e nessas visitas conheci o Samba de Roda de Ipirá. Com o Samba de Roda pude sentir que além de resgatar minhas raízes paterna sertaneja também vivenciava as raízes materna Santo Amaro Recôncavo matriz negra, foi aí que me conectei profundamente com Ipirá, porque aqui tem toda minha formação materna samba recôncavo e paterna aboio sertão!!

Após conhecer o Samba de Roda nas roças, em 2012, começou o Projeto O Samba da Praça é Nossa toda sexta feira na Praça Roberto Cintra, de forma sincronizada já no primeiro ano me aproximo e mergulho como colaborador, apoiador e apaixonado, me percebendo um amante se potencializando no Samba de Roda de Ipirá e resgatando toda potência da cultura popular. Foram realizados aniversários do projeto O Samba na Praça é Nossa com participações de Raimundo Sodré, Paraíba do Acordem e etc… Criamos e começamos uma Escolinha de Samba junto com a Secretária de Educação nas escolas, com um projeto de liderança!

Durante esses anos, prestei serviços para as Escolas Particulares tão quanto para as Escolas das redes, estaduais e Municipais, com vivencias e palestras voltada para os estudantes e educadores com diversos temas da área de Psicologia, Cultura e Educação!! Há 3 anos realizo um trabalho com os educadores, cuidando da saúde mental e emocional dos profissionais. Na rede municipal com o programa Cuidar de quem faz educação na APLB, e na rede estadual com o programa Saúde do Professor com 15 municípios da Bacia do Jacuípe!

Idealizei e prestei serviços com o Programa Eu E Tu na Rádio Ipirá AM durante 1 ano, falando para a população de Ipirá e toda Bacia do Jacuípe a importância do cuidado mental e emocional para todos!

Em 2015 tive minha primeira filha e fiz questão de nascer em Ipirá, Maria Rafaela Santos Mendes que tem 8 anos. Hoje convívio há 6 anos com outra companheira Marcela Rodrigues onde com muito alegria esperamos um filho ou filha Ipiraense.

Em 2017 comecei um Grupo de Biodanza chamado Sementes da Vida que promove saúde mental e emocional em grupo, para muitas pessoas. Tem 6 anos

Com o Samba da Praça é Nossa consolidado, fizemos em 2017 o 1º Encontro dos Amantes do Samba e da Chula Catingueira de Ipirá com participações dos grupos de samba de Ipirá e artistas do cenário nacional como Raimundo Sodré, Wilson Aragão, Juliana Ribeiro entre outros artistas.

Dando continuidade aos nossos Projetos com o Samba de Roda, realizamos o Projeto de Pira o Mundo que foi levar o Samba da região para outros municípios, estados e países. Conseguimos realizar uma primeira viagem para a Praia de Ipitanga em Lauro de Freitas, com 25 sambadores e sambadeiras (Inclusive, alguns nunca tinham visto o mar) fazendo duas apresentações.

E esse ano de 2023 no dia 11 de Abril conseguimos formalizar O Samba de Roda de Ipirá, Patrimônio Cultural e Imaterial do Município com aprovação da Lei 59.

Caboronga Notícias, com informações e foto de Otávio Mendes

recentes