quinta-feira, abril 25, 2024

Paróquia Senhora Santana de Ipirá inicia nesta quarta-feira (22), as celebrações da Quaresma

A Paróquia Senhora Santana de Ipirá inicia nesta quarta-feira de cinzas dia (22), a celebração da quarta-feira de cinzas, abre oficialmente o período da Quaresma.

Significado da Quarta-feira de Cinzas:

A Quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma no calendário gregoriano, podendo também ser designada por Dia das Cinzas e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã.

A Quaresma:

A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa.

O período da quaresma corresponde então a preparação para a Páscoa. Durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto. É um momento voltado para reflexões e serviços religiosos como orações, caridade e abstinência de carne.

O momento marca também a abertura da Campanha de Fraternidade 2023 tem como tema a fome.

A Campanha da Fraternidade 2023 tem como tema “Fraternidade e fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), e no dia 2 de abril, Domingo de Ramos, será a data da coleta nacional de solidariedade. Essa é a terceira edição da CF 2023 que aborda a questão da fome, sendo a primeira vez em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’. E a segunda foi em 1985, com o lema ‘Pão para quem tem fome’, antecipando a preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida.

As tradicionais Missas das Cinzas acontecerão na Igreja Matriz as 10h e as 19h30, desta quarta-feira (22), tendo como celebrantes, os padres Jeoval Rios e Mário Carili.

Caboronga Notícias com imagem de divulgação

recentes