sexta-feira, junho 14, 2024

Passeata cobra instalação de Universidade Federal em Ipirá

Estudantes, professores, políticos e sociedade civil se mobilizaram na manhã desta sexta-feira (2) em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, para pedir a instalação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). A manifestação reuniu pelo menos um mil pessoas, segundo alguns organizadores. A caminhada começou em frente ao Colégio Sant’Clair.

Depois, o grupo subiu pela Avenida César Cabral, passou pelas praças Roberto Cintra e José Leão dos Santos e encerrou a passeata em frente ao Centro Cultural Elofilo Marques, onde uma audiência dará seguimento às discussões durante o dia para a implantação da universidade. Com maior população da Bacia do Jacuípe [59,3 mil habitantes, segundo última estimativa do IBGE], Ipirá não sedia nenhuma faculdade pública.

As discussões sobre a UFNB começaram em 2010. Em 2014, o município participou de uma audiência, mas o debate não avançou, segundo os participantes, devido às mudanças na política nacional, a partir de 2016. A futura UFNB foi pensada para contemplar os territórios da Bacia do Jacuípe, Sisal, Nordeste 2 e Agreste/Litoral Norte.

Fonte: Bahia Notícias, por Francis Juliano

recentes