Com a chegada do feriado prolongado da Proclamação da República, 15 de novembro, que começa nesta sexta e vai até o domingo, as pessoas já se programam para curtir o final de semana maior e relaxar mais. Uma boa sugestão é aproveitar uma das atrações turísticas mais visitadas da Chapada Diamantina, que tem fácil acesso, sem precisar percorrer longas trilhas e muitas opções. Este lugar existe e parece um verdadeiro paraíso de águas cristalinas, é a Pratinha, localizada no município de Iraquara.

O clima previsto, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, é de sol no dia do feriado e no sábado, há possibilidade de pancadas de chuva no domingo (17), mas a máxima para todos os dias deve ser 31ºC. 

A Fazenda Pratinha é um complexo ecoturístico que não faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas está inserida no Parque Espeleológico de Iraquara, que concentra centenas de grutas e cavernas e é considerado o maior do gênero no Brasil. Dentro da fazenda, que é uma propriedade privada, está localizada a Gruta Azul e a Gruta da Pratinha, que oferecem aos visitantes atividades extras, como tirolesa e flutuação.

Na Gruta da Pratinha é possível fazer flutuação e ver as formações rochosas incríveis, na companhia de peixes e tartarugas. Esta é a única forma de acessar o interior da gruta, pois para preservação do local não é permitido pisar por lá. Para a flutuação é preciso estar com equipamento de mergulho, como snorkel, colete salva vidas e pé de pato, que podem ser alugados no local, e também na companhia de um guia. Dentro da gruta há grande diversidade de espeleotemas (formações minerais), como agulhas de gipsita e flores de aragonita.