Ainda recluso na maior parte do tempo depois de ficar internado por quase 40 dias devido a uma pneumonia, o Papa Francisco não participou da Paixão do Senhor na Basílica de São Pedro nesta sexta-feira, 18/4. Essa foi a primeira vez que ele esteve ausente do evento desde o início de seu pontificado.
O evento marca uma das datas mais importantes do calendário cristão, pois simboliza a crucificação e a morte de Jesus Cristo. Ele ocorre sempre na sexta-feira anterior à Páscoa, conhecida como Sexta-Feira Santa.
Esta é a primeira vez desde o início do pontificado, em 2013, que o Papa não conduzirá as celebrações da Semana Santa — o período mais sagrado do catolicismo. Quem conduziu a cerimônia foi o cardeal Claudio Gugerotti, prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais. No entanto, havia expectativa de que o pontífice fizesse pelo menos uma breve aparição.
Entre os presentes ao evento desta sexta-feira estava o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, um católico que já havia entrado em conflito com o Papa Francisco devido a divergências sobre as políticas de imigração do governo Trump.
Vance, que está visitando a Itália com a família durante o fim de semana da Páscoa, foi visto chegando ao evento acompanhado da esposa, Usha, e dos três filhos pequenos. Registros mostram ele na celebração católica.