sábado, junho 28, 2025

PF, CGU e Receita fazem operação contra fraude em licitações em 5 cidades baianas

A Polícia Federal, em ação conjunta com a CGU (Controladoria-Geral da União) e a RFB (Receita Federal do Brasil), deflagrou nesta sexta-feira, 27/6, a quarta fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos, nas cidades de Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga, todas na Bahia, 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos das funções, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

O núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios baianos de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, no período de 2021 a 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro.

Fonte: Sucom PF/BA

recentes