domingo, abril 28, 2024

PF prende foragido de operação contra grupo miliciano com envolvimento no jogo do bicho

A Polícia Federal e a Force- Coger-SSP/ BA cumpriram, na tarde desta quarta-feira (6), mandado de prisão preventiva na cidade em Feira de Santana em desfavor de um homem de 43 anos, foragido desde 07/12/2023, data em que foi deflagrada a Operação El Patron.

A Operação El Patron foi conduzida pela Polícia Federal, Force- Coger-SSP/ BA, Gaeco e Receita Federal e desarticulou uma organização criminosa especializada na lavagem de capitais de atividades ilícitas como jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Os suspeitos teriam envolvimento também com milicianos.

A Polícia Federal vinha tentando identificar o paradeiro deste investigado, o qual teve indeferidos pedidos de soltura no Tribunal de Justiça da Bahia e STJ, mas os policiais conseguiram localizá-lo na tarde de hoje, na Avenida Noide Cerqueira.

O investigado é assessor da liderança da organização criminosa investigada na Operação El Patron, e estava afastado de suas funções desde a deflagração da operação.

Ele seria um dos operadores financeiros da organização criminosa, ao passo que utilizaria métodos para proceder ao distanciamento dos valores advindos dos ilícitos penais perpetrados pela organização criminosa, recepcionando, em sua conta bancária, elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados, praticando condutas tendentes a disfarçar a origem ilícita dos valores, cujo objetivo seria apresentar desconexão com as atividades criminosas.

Sendo importante, ainda ressaltar que se trata de pessoa de grande confiança do suposto líder da organização criminosa, já que possui cargo de confiança em seu gabinete.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana e com ele foi apreendido um aparelho celular em poder do investigado, o qual será submetido a perícia com a finalidade de constatar a ocorrência de crimes.

Com informações da Polícia Federal

recentes