Não tem como negar a contribuição do município de Pintadas na organização territorial, quando nos primeiros anos do século XXI encabeçou as discussão pra luta em conjunto os municípios, se outorgando de ter sido pioneira se acharam no direito de sediar tudo e em muitas vezes aproveitaram os demais municípios apenas pra votarem nas discussões e projetos e quase não eram beneficiados nos mesmos, quando se trata aos projetos sempre é sediado por Pintadas, tornando uma “ditadura” dificultando a participação dos demais municípios.

Já que o território é formado por Poder Público e Sociedade Civil a luta e os benefícios deveriam serem igualitário, no entanto Pintadas batia a mesa e os demais municípios submetiam as suas exigências tornando uma “ditadura”.

Criado em 14 de outubro de 2011 o Consórcio público Bacia do Jacuípe formado por prefeitos era obrigado ter sua sede Pintadas, dificultando a participação dos presidente a realizar longos deslocamento pra assinar documento simples que chegavam a sede, exemplo disto a presidência do órgão nos último dois anos ficou com o então prefeito de Quixabeira Eliezer costa, todas as vezes que o gestor necessitava assinar um documento ou resolver simples questões tinha que deslocar 77,5KM, em janeiro deste ano houve a eleição, sendo eleito o Dr. Ney, prefeito de Capela do Alto Alegre, mesmo assim a sede continuava em Pintadas, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 11 os membros (prefeitos), aprovaram alteração estatutária onde o município do qual o prefeito for presidente sediará a sede do Consórcio, sendo assim neste dois anos a sede será em Capela do Alto Alegre.

“Eu com certeza irei contribuir muito mais como presidente do consórcio e isso refletirá no desenvolvimento dos municípios consorciados. Foi uma decisão pensada e decidida em conjunto com os demais prefeitos”, declarou Dr. Ney, Presidente do Consórcio.

Fotos: CDS Jacuípe