domingo, abril 28, 2024

PM apreende máquina de choque e spray de pimenta entre os 1.523 objetos retidos nos portais

Das 19h de segunda-feira (12) às 7h de terça-feira (13) foram retidos pela Polícia Militar da Bahia 1.523 objetos proibidos nos portais de abordagem. Entre as apreensões, estavam uma máquina de choque e um spray de pimenta. No acumulado de cinco dias de festa, já foram retidos 6.302 objetos. Um público de quase 2 milhões de pessoas acessou os portais em 24h, num total de 8,2 milhões de acessos em cinco dias.

Foram registradas ainda 44 ocorrências com drogas, que totaliza 165 desde quinta-feira (8), além de três prisões em flagrante, sendo duas por portes de substâncias ilícitas e uma por porte de objetos frutos de furtos. No acumulado de cinco dias já são 13 prisões. Já capturas por reconhecimento facial foram sete nas últimas 24h, totalizando 29 desde o início da festa oficial.

“O fluxo de foliões tem sido grande pelos acessos e eles têm compreendido a importância dessa etapa para garantir ainda mais a segurança de todos. Para melhorar a comunicação com esse público, a tropa passou a usar megafone para orientar sobre a organização da fila de homens, mulheres e prioridades que estão de serviço na festa e o principal: alertar sobre outros acessos próximos que estiverem com menos público”, explica o tenente coronel Mattos, coordenador dos portais de abordagem.

O oficial ressalta ainda que foi percebida a necessidade de adoção dessa medida de comunicação após os dois episódios que culminaram no fechamento de acessos durante o carnaval por recomendação do Corpo de Bombeiros. Um das situações aconteceu no encontro de trios, às 17h30 de quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, quando acumulou um público das três atrações de peso e o fechamento do acesso na região foi necessária para salvaguardar vidas. Em outro momento, no sábado (10), a programação da saída de trios atrasou três horas e houve uma superlotação no Farol. Mais uma vez a PM precisou fechar os acessos ao local das 19h às 20h, sob orientação dos Bombeiros.

SSP/BA e Foto: PMBA

recentes