Aconteceu na manhã desta quinta-feira (08) no Centro Cultural Elofílo Marques em Ipirá, solenidade de Formatura da primeira turma do PROED- Programa Educacional de Resistência às Drogas. O programa é fruto de uma parceria da 98ªCIPM de Ipirá com a Secretaria Municipal de Educação.

O que é o PROERD
O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. O PROERD Pais é composto de cinco encontros de aproximadamente duas horas.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

Esse programa em Ipirá contempla alunos do 5º ano do fundamental de duas escolas da rede municipal de ensino que são: Carlos Santana e Vila Nova. Em 2017 o Proerd será ampliado para outras escolas da sede do município e também da zona rural.

Caboronga Notícias