Deste a 0h desta segunda-feira, 5/5, a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661 da BR-101, em Itapebi, no, está totalmente interditada para o tráfego de veículos. A interdição, anunciada pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), ocorre devido à realização de obras de inspeção e ensaios técnicos para avaliação estrutural da ponte.
Segundo o DNIT, a previsão é que a interdição dure 15 dias. Durante esse período, equipes especializadas estarão realizando serviços de avaliação na OAE (Obra de Arte Especial), com o objetivo de garantir a segurança da estrutura e dos usuários da rodovia. A ponte, que teve o tráfego permitido até o domingo, 4, passou a estar totalmente fechada a partir da meia-noite desta segunda.
A PRF está presente no local desde os preparativos para a interdição e continuará com equipes diariamente na área para orientar os motoristas e fiscalizar a fluidez do tráfego, além de garantir a segurança de todos.
Rotas opcionais
Os motoristas podem utilizar os mesmos desvios indicados durante a restrição de tráfego realizada desde janeiro deste ano. A principal mudança é a liberação do trecho pela estrada da Veracel, que antes era restrito a veículos leves e agora pode ser utilizado também por veículos de carga.
As rotas opcionais disponíveis:
Para ambos os sentidos da BR-101:
Siga pela BA-275 até Santa Maria Eterna, acesse a BA-658, depois a BA-982, em seguida a BA-274 e retorne à BR-101 no km 646.
Acesse a rota no Google Maps
No km 920 da BR-101, acesse a BR-418 no distrito de Posto da Mata (BA) e siga até a BR-116, em Teófilo Otoni (MG).
A PRF reforça que o trecho interditado está devidamente sinalizado e orienta que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência, respeitando as orientações de segurança e os desvios indicados.
Ao final do período, será emitido novo comunicado com informações atualizadas sobre a liberação do tráfego. Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com o DNIT pelo telefone (71) 3646-3373.
Fonte: Nucom / PRF/BA