A comunidade católica de Ipirá, mantem viva a tradição centenária da subida ao Monte Alto na Sexta-Feira da Paixão. A caminhada começa já na tarde desta quinta-feira (13) e a noite acontece a tradicional procissão do fogaréu com os integrantes do Terço dos Homens.

Nas primeiras horas da manhã desta Sexta-feira Santa (14), milhares de pessoas iniciaram a peregrinação da caminhada até o Monte Alto, relembrando os passos da Paixão de Cristo. A Via Sacra sai às 6 horas da manhã da Praça Roberto Cintra em frente à igreja matriz, seguindo em caminhada até o alto do morro onde está localizada a capelinha.

As pessoas visitam a capela para fazer suas orações e penitências. Segundo os mais velhos, esta tradição já existe há mais de cem anos.

Na tarde desta quarta-feira (12), maquinas e equipe da Secretaria de Infraestrutura trabalharam na recuperação da estrada, bem como cuidado da iluminação e limpeza do local.

Para a segurança das pessoas, é proibida a subida com veículos, bem como a comercialização de bebidas alcoólicas tanto na estrada de acesso, como na onde fica a capela. A Policia Militar fará o patrulhamento com motos, para evitar algum excesso que possa ser praticado por determinadas pessoas.

Caboronga Noticias