domingo, junho 16, 2024

Posso tomar bivalente e influenza no mesmo dia?

As vacinas podem ser aplicadas juntas?

Sim. As vacinas contra a Covid-19 e influenza (gripe) podem ser aplicadas no mesmo momento em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade. Segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo. A possibilidade de ofertar estes imunizantes na mesma oportunidade é benéfica para a população, por promover uma proteção mais eficiente.

Antes não podia e agora pode?

Quando os primeiros imunizantes contra a Covid-19 receberam autorização para uso emergencial, no final de 2020, ainda não havia tempo hábil para a realização de estudos que avaliassem possíveis reações à sua coadministração com outras vacinas, como, por exemplo, a de combate à gripe. Por esse motivo e por precaução, a recomendação inicial de autoridades reguladoras, programas nacionais de imunização e da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi de respeitar um intervalo de tempo de 14 dias entre a administração de uma vacina contra a Covid-19 e qualquer outra vacina.

No ano seguinte, o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE), grupo de especialistas que faz recomendações à OMS sobre imunizações, avaliou estudos divulgados sobre a aplicação simultânea de vacinas contra a gripe e a Covid-19. A conclusão foi de que não havia indícios de que essa coadministração poderia alterar a resposta do organismo a cada imunizante, nem potencializar a ocorrência de efeitos adversos. No Brasil, em setembro de 2021 e com base na recomendação de sua CTAI da Covid-19, o Ministério da Saúde atualizou suas recomendações e passou a não mais exigir um intervalo mínimo entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais vacinas em uso no país.

Existe alguma restrição?

Pessoas com doenças febris agudas, moderadas e casos confirmados de Covid-19 devem ter a vacinação adiada até o desaparecimento dos sintomas.

A população tem escolha? Já disseram que a vacina da Covid-19 foi adicionada à vacina da gripe.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI), liderado pelo Ministério da Saúde, e as etapas de testes dos imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fornecem segurança e transparência à população. Não existe nenhuma vacina em circulação no país que reúna tecnologias de combate à gripe e à Covid-19. Todas as informações relativas à vacinação podem ser encontradas no portal do Ministério da Saúde. Acesse agora!

As fake news continuam circulando. E agora?

Para além das iniciativas que o Ministério da Saúde lidera, você também pode atuar como agente de combate à desinformação. Aprenda a checar conteúdos duvidosos; informe seus círculos de convivência sobre os perigos das notícias falsas; notifique as instituições responsáveis por coibir e esclarecer as desinformações que você identifica; denuncie casos de calúnia e difamação às autoridades competentes e, na dúvida, nunca repasse aquela mensagem suspeita. Faça a diferença!

Ministério da Saúde

recentes