Fechado desde 2006, o Matadouro de Baixa Grande poderá voltar a funcionar ainda este ano. Tudo indica que o fechamento do matadouro se deu em virtude da construído do matadouro na cidade de Ipirá, o que até então nunca aconteceu, se tornando-se as duas obras em um “elefante branco”. O que tem sido tema de plataforma eleitoral das últimas campanhas nos dois municípios.

A população de Baixa Grande vem sofrendo ao longo destes anos com a comercialização de carne, uma vez que o rebanho local está sendo abatido em Ruy Barbosa ou Feira de Santana, encarecendo o valor da carne comercializada no município.

O atual prefeito Heraldo Miranda contando com o apoio do deputado Federal Claudio Cajado está se mobilizando no sentido de buscar condições que levem a reativação do Matadouro, o que deve ocorrer nos próximos meses.

Em 2015 os vereadores Judelson Queiroz e Nadja Nara encaminharam ao deputado Federal Daniel Almeida, uma indicação para que force apresentada uma emenda parlamentar a fim de viabilizar a conclusão das instalações do matadouro de Baixa Grande.

Com o fechamento do matadouro através do Ministério Público e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia “ADAB”, foi colocada uma câmara fria ao lado do mercado municipal que tinha como finalidade resfriar a carnes comercializada no mercado municipal, A câmara fria deixou de funcionar um ano após a sua instalação por causa do alto custo operacional.

Do CN com informações e foto do Bacia do Jacuípe