Os universitários de Ipirá (BA), que estudam em Feira de Santana, no período da noite, e que fazem o uso do Transporte Universitário, serão beneficiados com o aumento da oferta do transporte disponibilizado pela prefeitura.

Após reunião, ocorrida na tarde desta terça-feira (21), no Centro Cultural Elofilo Marques, em que se encontravam o Prefeito Marcelo Brandão, Secretária da Educação Neusa Ribeiro, diversos vereadores da situação, e em torno de 100 universitários presentes, Marcelo se comprometeu em disponibilizar mais 1 ônibus do Programa ‘Caminho da Escola’ para servir aos usuários do transporte universitário. O acréscimo a frota universitária se dará a partir do dia 2 de março (depois do recesso do carnaval).

Transporte Universitário, entenda o que vem acontecendo

Atualmente o transporte universitário de Ipirá, com cerca de 170 alunos cadastrados, faz uso de 3 ônibus do Programa ‘Caminho da Escola’. Sendo que a administração municipal atual recebeu os três veículos com mais de 15 bancos totalmente destruídos, o que vinha gerando uma serie de reclamações por parte dos estudantes, onde muitos deles, por conta da falta de uma frota de veículos maior, e também por conta dos bancos quebrados, tinham que viajar sentados no piso dos citados veículos. Lembrando que a viagem de ida e volta (cerca de 200 km), já é cansativa (ida e volta são mais de 4 horas de viagem), e também por trafegar em rodovias estadual/federal, correm sérios riscos de terem os ônibus parados pela Policia Rodoviária Federal, como já aconteceu em outras gestões.

Após tomar conhecimento da situação do transporte, o prefeito Marcelo, de imediato se mostrou sensível ao problema, e marcou reunião com os estudantes.

Na reunião, o prefeito ouviu os problemas da classe estudantil, e sugeriu uma parceria público-privada. A sugestão foi recebida com simpatia por uma parte dos estudantes.

A representação dos estudantes universitários, juntamente com uma parcela dos usuários, embora tenham gostado da ideia, se posicionaram pela continuação do transporte totalmente público.

De acordo com Santiago, embora a ideia seja boa, onde o transporte público-privado, possa trazer mais conforto e segurança aos usuários, lembra que existe uma parcela de universitários onde qualquer valor pago será de grande dificuldade.

“O estudante universitário, onde muitos deles são desempregados e não possuem financiamento estudantil, tem uma serie de despesas, dentre elas podemos citar o pagamento da mensalidade universitária, xerox de textos, a necessidade as vezes de fazerem um lanche, compra de livros, viagens (para alguns) aos dias de sábado totalmente paga pelo seu bolso (o ônibus funciona de segunda a sexta), etc.”, disse o representante, complementando: “A ideia é boa, muitos podem pagar uma contribuição mensal, mas temos que pensar no todo, na nossa realidade, onde muitos alunos terão dificuldade de arcar com uma despesa a mais, mesmo pequena. Então, torno-me solidário com esta parte que não terá condições financeiras de arcar com mais uma despesa, onde mesmo pequena, será de grande peso para alguns”, complementou o representante, sendo apoiado por uma grande parte dos estudantes.

Santiago, ainda agradeceu o interesse imediato do prefeito, em solucionar o problema, lembrando também de agradecer, aos vereadores, que sempre se mostraram propensos em ajudar a classe universitária, jamais se furtando em serem solidários, prestando todo o auxílio possível aos estudantes, que em momentos de dificuldades, os procuraram e foram sempre atendidos.

O prefeito Marcelo, prontamente entendeu a posição da classe, prontificando-se de imediato (depois do recesso do carnaval), em disponibilizar mais 1 ônibus, e também fazer o conserto dos diversos bancos quebrados.

A quase totalidade dos estudantes ficaram satisfeitos com a imediata resolução do problema hora enfrentado.

Então, por determinação do prefeito Marcelo, a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizará 4 ônibus do programa ‘Caminho da Escola’ para o transporte dos referidos alunos. Com o aumento da frota a prefeitura readequará as rotas e horários de forma a beneficiar a todos que necessitam do transporte ofertado pela gestão municipal.

Por Orlando Santiago/ipiranegocios

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •