Inspirado no programa norte-americano D.A.R.E., o PROERD é também, desenvolvido na Bahia pela Polícia Militar e aplicado em suas regiões.
Na área da 98°, o projeto é coordenado pelo Cap PM Boaventura e conta com a dedicação dos instrutores policiais que, além de fardados, assumem o papel de educadores e parceiros da família e da comunidade escolar.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela OPM iniciou na última segunda-feira (01/09), oficialmente, suas atividades do 2º semestre letivo de 2025 nas escolas públicas selecionadas dos municípios de Pintadas e Serra Preta.
Sob a condução dos instrutores PROERD, policiais militares especialmente capacitados para trabalhar com crianças e adolescentes, o programa retoma sua missão de orientar, conscientizar e fortalecer valores de cidadania entre os estudantes, com foco na prevenção ao uso de drogas, combate à violência e promoção da cultura de paz.
As aulas do PROERD acontecem de forma lúdica, interativa e consciente, por meio de dinâmicas, rodas de conversa, atividades pedagógicas e exercícios de reflexão que envolvem alunos, comunidade escolar e família. O objetivo é criar um ambiente escolar mais seguro e colaborativo, onde os alunos possam desenvolver autoestima, habilidades sociais e capacidade de tomar decisões responsáveis.
A retomada das aulas do PROERD reafirmam o compromisso da Polícia Militar da Bahia em atuar não apenas na segurança ostensiva, mas também na prevenção e educação social, preparando crianças e jovens para resistirem às pressões negativas do dia a dia e construírem escolhas saudáveis para o futuro.
PROERD, manter nossas crianças longe das drogas e de bem com a vida
PMBA, uma Força a serviço do cidadão.