quarta-feira, setembro 11, 2024

Professores das universidades estaduais paralisam atividades nesta segunda (19)

Após rejeitar uma proposta de recomposição salarial do governo do estado, os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Uebas) iniciaram nesta segunda-feira (19) uma paralisação de 24h.

De acordo com G1 Bahia, por conta da paralisação, algumas universidades não terão aula nesta segunda, sendo a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Universidade de Santa Cruz (Uesc).

Conforme a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), na assembleia realizada na quarta-feira (14), professores julgaram a proposta do governo como baixa, mas entenderam que houve um avanço nas negociações.

“O executivo assumiu o compromisso de pagar, pelos próximos quatro anos, o valor da inflação do ano anterior. Consideramos isso um fato positivo”, afirmou Clóvis Piáu, o coordenador geral da Aduneb.

“Porém, quanto à proposta de recomposição dos salários defasados em quase 35%, segundo os dados do Dieese, o governo só aceita pagar 1% ao ano, também pelo período de quatro anos. A proposta causou indignação entre os professores”, explicou.

O sindicato dos professores orientou que sejam realizadas atividades de mobilização em todas as cidades do estado que possuam campi das Uebas, utilizando panfletagem, rodas de conversa, carros de som, faixas e visitas a emissoras de rádio.

Na capital baiana, na Uneb do Cabula, acontece um café da manhã com panfletagem.

Uma nova reunião entre professores das universidades estaduais e representantes do governo será realizada na tarde desta segunda-feira (19), às 14h30, na Secretaria Estadual da Educação.

Fonte: Bahia.ba / Foto: Reprodução/ Assessoria

recentes