Vários seguimentos da sociedade ipiraense participaram na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório da Coordenadoria de Educação, do lançamento do novo trânsito de Ipirá, um projeto orçado em mais de um milhão de reais que será bancado pelo Detran/BA.

Na oportunidade, o prefeito Marcelo Brandão (DEM) fez uma explanação sobre a problemática do transito, que segundo ele uma tremenda bagunça tanto para motoristas, quanto para pedestres, principalmente nas quartas-feiras, dia da feira livre do município, onde o fluxo de veículos e pessoas crescem de forma significativa.

O prefeito também falou que para se ter um transito de qualidade e segurança é preciso se contar com o apoio de toda comunidade. Afinal, o problema é de todos nós. “Com a municipalização do transito de Ipirá, aumentará a arrecadação do município e consequentemente este recursos serão revertidos em obra na melhoria do nosso transito, como a criação da Guarda Municipal, que com o apoio da Policia Militar, farão um patrulhamento mais ostensivo, principalmente na fiscalização de veículos irregulares, como o combate a irregularidades no transito que vão desde o estacionamento em locais proibidos, assim como a circulação e estacionamento de veículos de grande porte no centro da cidade, principalmente nos chamados horários”. Disse o prefeito.

O engenheiro de trânsito do Detran /BA, Sérgio Amaral fez a apresentação do projeto e segundo ele, trata se de um projeto arrojado, elaborado por uma equipe de profissionais capacitados e que possuem amplo conhecimento de transito.

Serão implantadas na cidade certa 1.500 placas de sinalização, além da colocação de novos semáforos, na avenida Cesar Cabral, Praça Roberto Cintra, Esquina entre o Bode Assado, INSS e Caixa Econômica Federal. Outro semáforo será implantado nas imediações da Farmácia Pague Menos, em frente aos Correios.

No lançamento do projeto não foi estabelecida uma data para implantação do novo transito de Ipirá, até porque, o DETRAN/BA ainda não realizou o processo licitatório da compra dos equipamentos e o projeto também precisa ser apresentado à Câmara de Vereadores onde passará por votação e aprovação.

Encerrando o evento, o prefeito municipal Marcelo Brandão também informou que irá se reunir com os representantes do moto taxistas, taxistas e transporte alternativo, para criar um padrão exclusivo que identifique os profissionais e suas respectivas atividades. O objetivo é levar qualidade e segurança aos passageiros, porque todos os veículos serão plotados e identificados por número de ordem.

Além do prefeito Marcelo, o evento contou com a presenta do vice-prefeito José Ricardo, das representantes do DETRAN/BA Sérgio Amaral engenheiro de transito e do Dr. Luciano Valadares, vereadores, representantes da 21ª CIRETRAN de Ipirá, da 98 CIPM, do Conselho Comunitário de Segurança Pública, da Associação dos Mototaxistas, secretários municipais e da imprensa local.

Caboronga Notícias