segunda-feira, maio 5, 2025

PT joga a toalha em nova crise entre Câmara e STF

Lideranças do PT dizem, nos bastidores, que pouco podem fazer para evitar a escalada da nova crise entre a Câmara e o STF, caso a Casa suspenda as ações judiciais que tramitam contra o deputado bolsonarista Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Caciques petistas afirmam que, até o momento, todas as tratativas só fizeram a Câmara dobrar a aposta. Agora, além de suspender as ações contra Ramagem, a Casa ameaça votar a paralisação de investigações contra outros réus não-deputados.

Isso significa que a Câmara pode votar para suspender todo o chamado “inquérito do golpe”, o que poderia beneficiar, inclusive, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-mandatário já virou réu na investigação ao lado de outros ex-auxiliares.

O único que hoje poderia mudar o rumo da votação na Câmara, apostam petistas, seria o próprio STF. A avaliação é de que as ações da Corte nos próximos dias podem tanto intimidar os deputados, quanto distensionar a relação entre os Poderes.

Uma das “soluções”, dizem lideranças do PT, seria o STF rever a decisão da Primeira Turma da Corte que impediu a Câmara de suspender os processos contra Ramagem. As ações apuram crimes cometidos antes da diplomação dele como deputado.

Metrópolis

recentes