Para as pessoas que possuem um imóvel disponível e pretendem colocá-lo para alugar, sempre fica a dúvida, se é melhor administrar elas mesmas o lugar, ou se é melhor contratar uma imobiliária. Essa é uma das maiores dúvidas entre as pessoas, que embarca também o custo financeiro de se contar com os serviços de imobiliárias em Feira de Santana na administração. Pensando nisso e procurando ajudar quem não sabe decidir sozinho, a nossa equipe preparou esse artigo para ajudar a entender, qual é o custo de contratar uma imobiliária para administrar o seu imóvel.

Qual é o valor desse tipo de contrato?

O tempo, a experiência e o profissionalismo, contam muito na hora de se fazer uma boa administração do aluguel de casa em Feira de Santana  que exige uma série de procedimentos e burocracias. Tudo o que é exigido pelo mercado, dificilmente uma pessoa leiga conseguirá fazer com competência sozinha, por isso muitos optam pela ajuda de uma imobiliária. Para oferecer esse tipo de serviço, a empresa costuma resgatar para si cerca de 8 a 10 por cento do valor total do aluguel. Isso é apenas uma média, dependendo da situação, essa porcentagem pode ser maior ou menor.

Além dessa porcentagem mensal, quando o vínculo entre as duas partes é firmado, a imobiliária cobra também a taxa de intermediação, que é o valor do primeiro aluguel que será recebido, responsável por suprir todas as despesas tidas com divulgação, documentação, vistoria, dentre outras etapas e trâmites que são necessários para se alugar um imóvel ao final. Isso é feito porque como o imóvel ainda não estava locado, não havia de onde a empresa tirar esses valores, arcando assim com seus próprios recursos.

Concluindo, a pessoa terá uma assessoria profissional na hora de alocar o seu imóvel, pagará um valor baixo e que condiz com o serviço que será feito, e o que é melhor, não terá que arcar com todas as questões de estresse psicológico que o processo de locação causa. Alguns exemplos de processos que você não precisará cuidar pessoalmente, são: a vistoria do imóvel, a cobrança do aluguel, que pode ser uma incumbência chata e bastante estressante, a elaboração do contrato e suas cláusulas, além da renegociação de dívidas dos locadores. Por fim, um outro grande pró de se contratar uma imobiliária, é que todos os riscos e pesares que você poderia ter ao alugar um imóvel, serão resolvidos inteiramente pela empresa.

Serviços

São múltiplos os serviços que as imobiliárias oferecem, sendo que alguns exemplos estão bem abaixo:

Atendimento dos interessados

Na hora de alugar um imóvel, as pessoas costumam realizar visitas naqueles que despertaram os seus interesses. Assim, causar uma boa impressão na hora dessa visita, é de extrema importância, lembrando que a primeira impressão é a que fica. Todo o cliente gosta de ser bem tratado, de ter as suas dúvidas tiradas com segurança e confiança. E uma imobiliária oferece isso aos seus clientes, afinal, ela tem profissionais treinados e experientes para receber os interessados e sanar as suas dúvidas.

Análise cadastral

Os interessados em alugar uma casa em uma imobiliária, normalmente precisa passar por uma análise cadastral bastante completa antes. Nessa análise, a empresa solicita os documentos da pessoa e faz uma checagem necessária em todos os seus precedentes. Uma imobiliária têm meios bem mais efetivos para conseguir todas essas informações, além da experiência já registrada aqui no artigo. Isso é feito, para que haja uma garantia de segurança para ambos os lados.

Num mundo como é o nosso atual, ações como essas, se mostram verdadeiramente importantes, sendo que nunca se houve tantas pessoas mal intencionadas caminhando e agindo por aí. Nos últimos anos, infelizmente, tem se registrado muitos casos de pessoas que tentam se dar bem em cima de outras, no ramo imobiliário. Para quem preza acima de tudo pela segurança e por não perder o seu dinheiro, contratar uma imobiliária pode ser a maneira mais garantida.

Vistoria

Um dos procedimentos que promovem segurança e é um dos mais importantes, é justamente a vistoria do imóvel antes da locação do mesmo. A vistoria analisa todas as imperfeições e problemas existentes no lugar, a situação de suas paredes e pintura, se há algum problema de manutenção, dentre muitas outras coisas. É melhor resolver tudo o que está errado logo, para conseguir alugar o mais rápido possível.

Saber como é a realidade do estado de determinado imóvel, é imperativo para não acabar passando para frente, uma casa que precisa de concertos urgentes. Isso pode assustar os clientes, que não mais irão se interessar pelos seus imóveis. O contrário também é verdade, caso a casa esteja em perfeitas condições, com a vistoria os possíveis clientes poderão conhecer essa condição. E o melhor de tudo é que você não precisará se preocupar com a vistoria, tudo será feito pela imobiliária.

Controle das finanças

Uma das questões mais complicadas para as pessoas que locam os seus imóveis, é justamente o controle financeiro dos rendimentos da casa ou do apartamento. Esse controle pode trazer muitos infortúnios para os proprietários, além de todo o tempo que será dispendido para tal. Quando se contrata uma empresa especializada, para realizar todos esses procedimentos para você, não é necessário mais se preocupar.

Tudo o que tem a ver com as finanças do imóvel é visto pela imobiliária, que recebe o dinheiro dos inquilinos, repassa o valor maioritário destinado ao dono da propriedade, acompanha o pagamento de tributos e questões com o condomínio, informa os locatários do aumento esporádico do aluguel e cobra dívidas, aluguéis atrasados e taxas diversas. Como se pode ver, a imobiliária facilita muito a vida do locador, que não precisará se preocupar com praticamente nada.

Para você que curtiu o nosso artigo, sobre quanto custa contratar uma imobiliária para administrar seu imóvel, fica aqui o nosso convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

COMPARTILHE
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •