sexta-feira, abril 12, 2024

Queimadas estão proibidas na região de Bom Jesus da Lapa por tempo indeterminado

Em portaria publicada na última sexta-feira (13) o governo da Bahia suspendeu por tempo determinado as solicitações e emissões de Declaração de Queima Controlada (DQC) para município da região de Bom Jesus da Lapa, salvo nos casos que forem apresentada justificativa técnica assinada por responsável técnico habilitado.

De acordo com o documento, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a suspensão de queimadas controladas ocorre devido as mudanças climáticas que tem impactado no surgimento de queimadas no estado.

Aumento das temperaturas, períodos de seca mais prolongados e alterações nos padrões de precipitação tornam algumas áreas mais suscetíveis a incêndios. Isso pode resultar em incêndios mais frequentes e intensos, prejudicando a biodiversidade, a qualidade do ar e ameaçando comunidades próximas, informou o governo.

A portaria nº 29.624 estabelece a suspensão das queimadas nos municípios de Angical, Baianópolis, Barra do São Francisco, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Canapolis, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto e Luís Eduardo Magalhães.

Desde o último dia dia 25 de setembro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa suspendeu no município, através da PORTARIA Nº 153/2023, as solicitações de DQC, salvo nos casos em que se fizerem indispensáveis e imprescindíveis à realização de práticas agrossilvipastoris.

recentes