domingo, abril 21, 2024

Reconhecimento Facial alcança marca de 800 foragidos encontrados na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) alcançou, na manhã desta quarta-feira (3), a marca de 800 foragidos da Justiça presos. A ferramenta atingiu o número após um homicida, que andava livremente pela capital baiana, passar por um dos pontos monitorados.

Um alerta de 94% de similaridade com as imagens disponibilizadas pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apareceu nas telas do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), por volta das 10h15.

Rapidamente o chamado foi enviado para equipes da 26ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Brotas), através dos novos rádios comunicadores com tecnologia LTE (Long Therm Evolution). É pelo aparelho que os policiais coletam as informações do suspeito no momento em que o Cicom é acionado.

Após a verificação dos documentos de identificação pessoal, o homem foi conduzido para a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) onde teve o mandado de prisão expedido pelo 2º Juízo da 1ª Vara do Tribunal de Júri de Salvador, cumprido.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância da tecnologia, no auxílio do trabalho policial. “Somente neste ano, 226 criminosos com mandados de prisão foram localizados. Continuamos expandindo a tecnologia pelo interior baiano, retirando das ruas aqueles que cometeram crimes”, declarou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

Fonte: SSP/BA

recentes