domingo, abril 21, 2024

Roda Materna: promovendo o autocuidado e a saúde das gestantes com fisioterapia pélvica

A roda de Materna é um círculo que alinha e iguala todos os participantes, tornando cada membro importante na sua totalidade. Nesse primeiro encontro da roda materna tivemos a fisioterapia como aliada, através da fisioterapia pélvica a gestante toma consciência do seu corpo, do seu ventre e desperta para autocuidado usando aos exercícios para o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, além da adaptação postural, treino seguido, cuidado também nas lacerações e episiotomia, IU E IF, constipação.

A prática da fisioterapia também é indicada para as gestantes de risco, a fisioterapia é empregada de maneira adequada, individual e segura para cada gestante. Sendo assim, a roda materna irá a cada encontro, trazer essa consciência e juntamente com os demais saberes profissionais e populares compartilhados expandir um cuidar baseado na corresponsabilidade entre os envolvidos nesse processo.

O PSF foi o do Cantídio de Assis (Cancelas). Iniciativa da Enfermeira Fabiana e Fisioterapeuta Raiara e Contou com a participação e apoio da Coordenadora da Atenção Básica.

ASCOM – Prefeitura de Baixa Grande.

recentes