Rui e Bolsonaro tomam posse na tarde desta terça

O governador Rui Costa (PT), bem como seu vice João Leão (PP), tomam posse às 15h desta terça-feira (1º), em cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Nesse mesmo horário, em um ato com muito mais pompa, todos os olhares se voltam também para a sessão solene de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, ambos eleitos pelo PSL, no plenário da Câmara dos Deputados.

Neste momento, comporão à mesa: o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e representantes do Congresso Nacional. Segundo o roteiro, haverá um discurso de Maia, a leitura e assinatura do termo de posse, e o pronunciamento de Bolsonaro com termino deste ato previsto para às 15h45.

Em seguida, virá a cerimônia de execução do Hino Nacional, seguida de salva de 21 tiros e revista de tropas, mais desfile do cortejo presidencial do Congresso Nacional para o Palácio do Planalto.

Chegando ao Palácio do Planalto, o capitão da reserva subirá a rampa, momento em que a faixa presidencial será transmitida, seguida pela execução do Hino Nacional pela Banda do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas.

Posteriormente, Bolsonaro fará novo pronunciamento, cumprimentará os chefes e vice-chefes de Estado e/ou de Governo, dos ministros de relações exteriores e dos secretários-gerais de organismos. Após os cumprimentos, os chefes serão conduzidos ao Palácio Itamaraty.

Antes de se dirigir ao Itamaraty, o presidente eleito acompanhará a cerimônia de nomeação dos ministros de Estado, fará a fotografia oficial e desfilará em carro presidencial. Por fim, já no Palácio dos Arcos [Itamaraty] recepcionará convidados para recepção oferecida por ele e pela esposa, Michelle Bolsonaro.

Ato mais simples – Já o governador Rui Costa, que segue para o segundo mandato, optou por um ato mais simples.
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio de Ondina, o governador na chegada da AL-BA, concederá rápida entrevista na chegada à cerimônia, na rampa da Assembleia, em área reservada para a imprensa.

Em seguida, recepcionará autoridades e convidados na rampa de acesso ao Parlamento. As 15h fará a leitura do termo de posse, o juramento e pronunciamento. Após a cerimônia, já na área externa da Alba, o governador Rui Costa passa em revista a guarda de honra composta por cadetes e da banda de música Maestro Wanderley da Polícia Militar.

Não haverá nenhum outro ato com o governador Rui Costa posterior à solenidade na Assembleia.

Fonte e foto: BNews