A Prefeitura de Ruy Barbosa passou a ser comandada provisoriamente por Ney Dias (PSD), presidente recém-eleito da Câmara Municipal. A medida foi adotada após o candidato eleito em outubro, José Bonifácio Marques Dourado (MDB), ter o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Como o emedebista não recorreu da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele ficou impedido de tomar posse no dia 1º de janeiro.
A candidatura de Bonifácio foi indeferida por problemas na gestão anterior como prefeito da cidade. O TCM recomendou e a Câmara de Vereadores rejeitou a prestação de contas do ano de 2016, apontando desvios em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Com a posse dos vereadores, uma eleição interna da Câmara Municipal definiu Ney Dias como presidente da Casa Legislativa. Por conta disso, ele assumiu interinamente a chefia do Executivo Municipal até que novas eleições sejam realizadas, o que está previsto para abril, conforme anunciado pelo TRE-BA.
Ney Dias, que alcançou seu décimo mandato como vereador, venceu a eleição para a presidência da Câmara por uma margem apertada de 6 a 5. Durante o período em que ocupar o cargo de prefeito interino, a presidência da Câmara será exercida pelo vice-presidente eleito, Dr. Robério (PSD).
Ruy Barbosa, tradicional reduto eleitoral do senador e presidente do PSD na Bahia, Otto Alencar, conta com uma Câmara composta por 10 vereadores do PSD e apenas um do MDB, partido do candidato que teve a candidatura barrada.
Por Redação CN – Foto: Prefeitura de Ruy Barbosa