domingo, junho 16, 2024

Safra de café do Brasil entra na reta final, com 63,5 mi sacas colhidas

A colheita de café do Brasil do ciclo 2023/24 atingiu 95% do total até o dia 22 de agosto, avanço de quatro pontos percentuais na comparação com a semana anterior, segundo levantamento da consultoria Safras & Mercado.

Assim, a consultoria estima que o Brasil, maior produtor e exportador global de café, já colheu 63,50 milhões de sacas de 60 quilos, de um total estimado pela Safras de 66,65 milhões de sacas.

O ritmo de colheita igualou o índice do mesmo período do ano passado (95%) e está levemente abaixo da média de cinco anos para a época (96%).

Os trabalhos vão sendo encerrados em meio a um clima seco, o que ajuda nas atividades de campo, disse o consultor de Safras, Gil Barabach, citando também uma boa qualidade da colheita.

“O resultado parcial vem confirmando as expectativas positivas de safra maior de arábica. O café bem granado e a boa qualidade da bebida reforçam os aspectos positivos da safra”, disse ele.

Considerando grãos arábica, a colheita alcança 93% da safra, “restando em muitos casos apenas o repasse final ou o café de chão”, disse a consultoria.

Já os trabalhos com café conilon/robusta estão encerrados.

Fonte: Reuters – Por Roberto Samora

recentes