segunda-feira, julho 22, 2024

São João da Bahia 2024 tem estimativa de fluxo turístico recorde

As ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para o São João da Bahia 2024 começaram em fevereiro, com a divulgação da festa em eventos turísticos, no Brasil e no exterior, além da capacitação de agentes de viagens nacionais sobre a infraestrutura e os atrativos dos destinos que promovem as manifestações juninas.

Nesta semana, a Setur-BA iniciou novas ações voltadas para o São João, na capital e no interior. Em Salvador, tudo começa com o receptivo de boas-vindas às pessoas que desembarcam, na rodoviária e no aeroporto, com trio de forró e dançarinos, nos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações sobre a programação da festa e atrativos dos destinos.

No SAT Pelourinho, o visitante também encontra acolhimento e apresentações típicas. Já no Shopping Paralela, o órgão montou um posto avançado para orientar os clientes sobre os festejos juninos e passeios turísticos.

De sexta (21) a segunda-feira (24), equipes da secretaria irão aplicar a pesquisa de satisfação do turista, na capital (Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe) e nos municípios de Lençóis, Senhor do Bonfim, Amargosa e Ibicuí. O objetivo é identificar o perfil dos visitantes, mensurar a movimentação turística e obter uma avaliação dos serviços oferecidos. No período, as equipes também vão supervisionar manifestações juninas em 37 municípios, com 79 atrações, que contam com o apoio do Governo do Estado.

A estimativa é de lotação máxima nos hotéis e pousadas dos principais municípios que fazem o São João, além da grande procura por casas de temporada. Este ano, a expectativa da Setur-BA é que 1,7 milhão de visitantes circulem na Bahia, durante os dias de festa, injetando R$ 2 bilhões na economia. Em 2023, 1,5 milhão de turistas curtiram os festejos no estado, com receita de R$ 1,6 bilhão.

“No ano passado, as cidades mais procuradas tiveram 100% de ocupação nos hotéis, e a previsão para este ano é a mesma. Existe também a estimativa de um fluxo maior de visitantes, já que o governo divulgou bastante o São João em polos emissores de turistas”, pontuou o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol.

“Mais de 300 cidades estão contempladas com atrações patrocinadas pelo Estado, o que é realmente muito bom para o turismo. Temos ótimas expectativas para o setor”, completou o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.

O titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que vai participar do São João de sua cidade natal, Esplanada, na Costa dos Coqueiros, está confiante em uma festa com fluxo turístico recorde . “O Governo do Estado preparou a Bahia para fazer o maior e melhor São João de todos os tempos. As primeiras informações já revelam que estamos superando os números do ano passado, sinal que deu certo o nosso trabalho de divulgação da festa, em feiras nacionais e internacionais. Todas as 13 zonas turísticas estão prontas para receber os visitantes, com as comemorações que acontecem em todo o território baiano, característica que não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo”.

Informações e foto: Ascom/ Setur

recentes