sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Seca já matou cerca de mil cabeças de gado em Bom Jesus da Lapa

Produtores rurais de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, já contabilizam cerca de mil animais mortos devido à seca no município. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lúcio Flávio Magalhães, durante entrevista a TV Aratu. O governo do estado da Bahia reconheceu a situação de emergência no município na última sexta-feira (10) devido ao calor extremo causado pelo fenômeno do El Niño.

De acordo com Lúcio Flávio, a situação é muito grave e, por conta da seca, houve um aumento no número de mortalidade do rebanho bovino na região. Ao menos 1.000 animais já foram mortos por conta da alta temperatura.Nesta sexta-feira a temperatura do município ficou em torno de 41°C, mas a sensação térmica chegou a alcançar 43°C.

O mês de novembro foi de chuvas abaixo da média e temperaturas muito altas em boa parte do estado, assim como a primeira quinzena de dezembro. Em Bom Jesus da Lapa choveu somente 6mm na cidade durante o mês de dezembro, um número discrepante quando comparado ao mesmo período do ano passado, que chegou a 50mm.

Tais condições têm causado muitos problemas para a produção agropecuária, com registros de mortandade de animais pela falta de pastagens e de água para a dessedentação.

Macaubense Life

recentes