Após tomar conhecimento sobre a situação degradante dos catadores de lixo reciclável do lixão de Ipirá, através de reportagens feitas pelos sites Vr14 e Caboronga Notícias, a secretária de Assistência Social Denise Freitas, com o apoio da Secretaria de Saúde do município, esteve recentemente no lixão para ver de perto a situação dos trabalhadores que dali tiram o seu sustento.

A secretária Denise, juntamente com toda equipe, fez um levantamento da situação, e prometeu elaborar um plano de ação para humanizar a vida daqueles trabalhadores, especialmente do Sr. Carlos, que sofreu um derrame e reside em um barraco construído no local. Carlos, de 42 anos, não tem pais, e conta com o apoio de um irmão que sofre com problema de alcoolismo.

Na manhã desta quinta-feira (27), aconteceu o plano de ação social no lixão, onde as Secretarias de Assistência Social e Saúde montaram uma estrutura no local, para melhor atender aqueles trabalhadores.

Neste Plano de Ação, houve a entrega da certidão de nascimento de Carlos, que até então não tinha qualquer documento. Foram feitos cadastros do Bolsa Família e distribuição de cestas básicas.

A Secretaria de Saúde realizou testes rápidos de HIV, hepatite, palestra sobre higiene e também consulta médica com todos trabalhadores do lixão, fazendo entrega de medicamento para aqueles que necessitavam.

“De posse dos resultados dos exames, vamos traçar as próximas metas do plano de ação. O senhor Carlos fará agora o CPF para darmos entrada no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Vamos continuar desenvolvendo ações desse tipo não só no lixão, como em outras áreas que possuam situações semelhantes. Todo esse trabalho só foi possível de ser realizado, graças a ação dos jovens da Paróquia de Ipirá através do Quilo do Bem, do Vr14 e do Caboronga Notícias, que mostraram a todos o que a maioria não tinha conhecimento. Muito obrigada a cada um de vocês que nos ajudaram, e certamente continuarão conosco nessa luta”, disse a secretária Denise Freitas.

Veja mais imagens clicando (Aqui).

Caboronga Notícias com imagens da Ascom Prefeitura.