O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ipirá Eraldo Oliveira”Xêu”, recebeu a reportagem do Caboronga Notícias na manhã desta quinta-feira (11), para fazer um balanço das ações da Secretaria.

Na oportunidade pudemos acompanhar um treinamento técnico do programa 2ª Água do Governo Federal que visa amenizar os impactos da seca, preparando as famílias do campo para convivência com este fenômeno climático.

Segundo o técnico agrícola Elton, responsável pelo treinamento com os produtores da agricultura familiar, esta capacitação tem sido muito importante para estas famílias beneficiadas pelo programa, porque ensinam desde o manejo com o solo, até a diversidade de culturas a ser trabalhada por eles, também tem a melhoria na qualidade de vida e renda destes produtores, já que eles recebem kits como cisterna, calçadões, barreiros, caprinos, ovinos e aves de corte. Sem contar, que os produtos gerados da agricultura familiar são orgânicos, sem agrotóxicos, o que traz qualidade de vida para as famílias do campo e para a população consumidora da sede do município.

Para o secretário Eraldo Oliveira, o trabalho tem sido gratificante, até porque, ele conhece de perto a vida do campo por ter nascido e vivido grande parte da sua vida na zona rural. “Temos aqui na secretaria uma equipe atuante e parceira. Nossa prioridade e trabalhar diretamente com a população da zona rural.

“O prefeito Marcelo tem no dado total liberdade para buscarmos recursos e parcerias para fortalecer a nossa economia. Vamos alavancar a agricultura de Ipirá, resgatando a nossa Expo Ipirá, um importante fomentador de geração de renda para o nosso município, bem como, a Feira do Couro, onde temos hoje nesse produto o carro chefe da economia no nosso município” disse Eraldo Oliveira.

Nesta sexta-feira (12), o secretário estará com uma caravana de trabalhadores da agricultura familiar, estarão participando da Feira da Agricultura Familiar na cidade de Valente na região sisaleira, para obter pare estes agricultores mais conhecimentos. O evento acontecerá até este sábado (13), naquele município.