Casos de sarampo voltaram a circular em alguns estados do Brasil. Apesar de nenhum caso ter surgido na Bahia ainda, o secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas usou as redes sociais para fazer um alerta à população. Neste sábado (9), a secretaria começa uma campanha de vacinação contra sarampo.

“Estaremos em todo estado, principalmente em Salvador, realizando vacinação de todas as pessoas que não se vacinaram, incluindo aquelas pessoas com menos de 50 anos”, afirmou Vilas-Boas em um vídeo gravado para o Instagram.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que os casos de sarampo estão surgindo em níveis alarmantes no mundo. Muitos países estão em meio a surtos consideráveis de sarampo em 2019. Os casos da doença no Brasil também aumentaram desde o ano passado. Entre 2018 e 2019, 561 casos foram registrados nos três estados.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, com potencial para ser extremamente grave, afetando principalmente crianças menores de 5 anos de idade, especialmente as mal nutridas e bebês não-vacinados. A única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacina, distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. Essa imunização faz parte do calendário vacinal.

Por: Redação BNews  com foto arquivo / Gilberto Jr