Atividade do Programa Água Doce leva aprimoramento técnico para oito comunidades beneficiadas com sistemas de dessalinização.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) realiza nos dias 30 de maio e 1º de junho oficinas de capacitação para operadores dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce. Serão 32 comunidades rurais, de oito municípios do semiárido baiano, beneficiadas com o aprimoramento técnico, realizado em parceria com a Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e o Ministério do Meio Ambiente

A primeira oficina acontece no município de Ourolândia, na comunidade de Aurora, dia 30, das 9h às 17h. Participam representantes de oito comunidades rurais do município: Assentamento Lagoa de Dentro, Aurora, Baixa do Zé Preto, Assentamento Catarina, São Gabriel/Alçapão, Alazão, Vila Nova e Conquista. Também integram a atividade, duas comunidades de Umburanas (São José e Federal/Barriguda de Brasília) e a comunidade Italegre, de Baixa Grande.

Dia 1º de junho, no mesmo horário, a capacitação acontece em Itiúba, na comunidade Ponta Baixa, reunindo 21 comunidades rurais dos municípios de Itiúba, Monte Santo, Santaluz, Cansanção e Quijingue.

A atividade inclui aula teórica e prática, em que os engenheiros e técnicos explicam o funcionamento do sistema de dessalinização, formado, basicamente, pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento com tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo.

O encontro com as lideranças e representantes das comunidades também aborda a tecnologia social, em que as comunidades são autônomas na gestão da água.

Oficina de capacitação para operadores dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce

Local: Município de Ourolândia/BA (Comunidade Aurora);
Data: 30 de maio de 2017;
Horário: 09h00 às 17h00;
Manhã: Aula teórica (180 min);
Tarde: Aula prática (60 min/turma);
Município: Ourolândia, Umburanas e Baixa Grande.

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Meio Ambiente – SEMA