Senado cancela sabatina de amigo indicado de Lula para o STF

86

Sabatina com o atual Advogado-Geral da União estava marcada para o dia 10 de dezembro

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou nesta terça-feira, 2/12, o cancelamento da sabatina do Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à vaga de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Em comunicado divulgado na tarde desta terça, Alcolumbre justificou falta do envio de mensagem escrita referente à indicação, do governo federal ao Senado: “Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes“, afirmou o senador.

A sabatina de Messias diante da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado estava marcada para o dia 10 de dezembro, com a previsão de que a votação da indicação no Plenário acontecesse no mesmo dia. O senador Weverton Rocha (PDT-MA) havia sido designado como relator da indicação.

A falta do envio da indicação escrita por parte do governo Lula foi atribuída a um movimento para ganhar tempo e viabilizar reunião entre Messias e senadores. Alcolumbre, por sua vez, citou que a “omissão” do Poder Executivo é uma “interferência no cronograma” do Legislativo.

Fonte: Terra – Foto: Andressa Anholete / Agencia Senado