sexta-feira, maio 30, 2025

Serra Preta: Falta de energia constante irrita moradores no Bravo

Há um mês o serviço é constantemente interrompido duas, três ou mais vezes por dia

Moradores do Distrito do Bravio, o maior de Serra Preta, estão indignados com a inoperância da Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia), do grupo espanhol Neoenergia, com a falta de energia em alguns bairros, que já provocou, inclusive, a perda de equipamentos elétricos na Nova Descoberta, Novo Brabo e Centro.

Desde o início do período de chuva que os usuários padecem com o problema que acontece duas, três ou mais vezes por dia e quase sempre antecede com picos e quedas constantes.

Sem dar explicações, posto de atendimento do distrito não se manifesta sobre o problema. Muitas vezes a falta de fornecimento dura horas afetando centenas de residências e estabelecimentos comerciais.

Consequências

A falta de fornecimento de energia elétrica, por um tempo maior do que o estipulado pelo artigo 176 da Resolução nº 414/10 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), pode gerar indenização por danos morais.

A lei determina que, em casos de falta de luz, as concessionárias devem tomar medidas rápidas para restabelecer o fornecimento. Por lei, a concessionária deve restabelecer o fornecimento de energia elétrica em até 4 horas após a notificação de falha em áreas urbanas e em até 8 horas em áreas rurais.

Ressarcimento

O consumidor tem até 5 anos para pedir o ressarcimento por equipamentos queimados devido a falhas no fornecimento de energia, contados a partir da data provável que aconteceu o dano elétrico no equipamento.

Bahia On – Foto Ilustrativa

recentes