segunda-feira, dezembro 22, 2025

Serra Preta: Sessão Solene na Câmara reúne o metro² mais incapaz da história

Prefeito e parte dos secretários tentam esconder o caos, fiasco e fracasso na na mais inoperante administração no municipal

Apenas um dia com duas sessões na Câmara Municipal de Serra Preta reuniu uma das equipes mais incapazes, senão a pior, na história administrativa dos 72 anos de emancipação político-administrativa da cidade.

O dia 19 último, a sexta-feira passada, seria apenas para encerrar mais um período legislativo na Casa com aprovação de alguns projetos não muito relevantes e indicações dos vereadores (sugestões para realização da Prefeitura, que na maioria das vezes o Executivo não atende).

Contudo, estavam presentes para uma Sessão Solene, além do prefeito, que faz questão de culpar os outros por erros crassos que comete na educação, na economia, no esporte, na infraestrutura, na saúde e no social. Nada funciona bem nos 12 meses de 2025 com exposição de falhas grosseiras da gestão.

Importante frisar que o papel principal do vereador é fiscalizar o Executivo, encaminhar indicações e aprovar projetos. A Prefeitura, se trabalhar, executa. Oposição cobra publicamente e os da base no gabinete do prefeito.

Caos geral

Na Educação, a Secretaria faz questão de expor descaso como falta de professores, auxiliares de classe e outros profissionais nas escolas, além da ‘vergonha mundial de alunos na mala de um carro, onde viajavam 8 pessoas com limite de 5’; na Economia, a desculpa da falta de recursos ‘com decreto de calamidade financeira’ – que apenas encobre o fiasco – quando este ano a receita com transferência federal ultrapassa mais de R$ 13 milhões em relação a 2024 (15% a mais) somente até 19 de dezembro só no Fundeb são mais 75% em 2 anos. Atraso no pagamento de fornecedores, cooperados e estudantes do EJA; no Esporte, uma Secretaria ‘apenas cartorial que nada faz nem produz’, que tentou intervenção branca na LIDESP, e crítica de estudantes em sessão na Câmara de Vereadores; na Infraestrutura, a desculpa dada pelo prefeito de problemas com empresas não cabe, pois são anos com estádio, quiosque, UBS, sem falar na creche. ‘Tudo problemas criados pelos outros, ou omissão consagrada? na Saúde, filas enormes para marcação de consultas e exames quando o serra-pretense consegue, hospital sempre em crise até com suspeita de assédio moral denunciado por vereador da base, e caos no Social que, apesar de verbas federais carimbadas, parece que no município não funciona. Na questão da geração do emprego e renda, a perda das fábricas deixou desempregados centenas de serra-pretenses.

Assim, em apenas um dia e em torno de 75 metros² estavam os escolhidos pelo prefeito para provocar um caos jamais visto na história de Serra Preta. Apesar disso, os secretários ainda acham que fazem um trabalho extraordinário. Contudo, o serra-pretense sem lado sabe que os 5 anos da atual gestão comprometeram definitivamente o futuro de Serra Preta com dados e números terrivelmente ruins apesar da maior receita que a cidade jamais teve.

Fontes: Demonstrativo BB, IM Publicações e Transparência Brasil

recentes