O setor de Matrícula Escolar da Prefeitura de Ipirá realizou uma reunião estratégica nesta semana para discutir o Censo Escolar 2025, pesquisa nacional coordenada pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep/MEC), fundamental para o direcionamento de políticas públicas e repasses de recursos à Educação Básica.
Durante o encontro, foram debatidas as etapas de coleta de dados, a importância do preenchimento correto das informações e o impacto direto da pesquisa na realidade das escolas municipais. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Ipirá conta com 10.400 alunos matriculados, número que precisa ser informado de forma precisa ao sistema federal para garantir os direitos dos estudantes.
O Censo Escolar fornece a base de dados utilizada para a distribuição de recursos que garantem, por exemplo, o transporte escolar, a merenda, materiais pedagógicos, infraestrutura e outras ações que impactam diretamente na qualidade do ensino.
A reunião também destacou que 2025 é um ano de aplicação de provas externas, como a Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb), que utiliza os dados do censo para definição de logística e análise de desempenho das redes de ensino.
Com esse trabalho técnico e cuidadoso, o setor de Matrícula Escolar reforça seu papel essencial na engrenagem da educação pública, contribuindo para uma gestão mais eficiente, transparente e voltada para a garantia de direitos dos alunos da Rede Municipal.
Prefeitura Municipal de Ipirá
Um novo governo para um novo tempo!