quarta-feira, dezembro 6, 2023

Sexta-Feira da Paixão em Ipirá

Centenas de católicos realizaram peregrinação ao “Monte Alto”, na cidade de Ipirá (BA), durante toda a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte, sepultura e ressurreição de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

O Monte Alto é um ponto turístico e de peregrinação de Ipirá, possui uma capela e um cruzeiro, feitos de cimento e madeira, com a finalidade de homenagear a tradição da fé católica da região. A Subida ao Monte Alto é um evento religioso, mas é também um evento social. A trajetória é secular, tem história, vem carregada de tradição herdada pelos ancestrais, e que o povo faz questão de manter.

Além do Monte Alto, os cemitérios recebem também um grande público que aproveita o momento de reflexão para reverenciar os seus entes queridos já falecidos.

Para esta Sexta Feira Santa (07), a programação da Paróquia Senhora Santana de Ipirá será a seguinte:

A partir das 06h da manhã, acontecerá a Via Sacra para o Monte Alto, saindo da Igreja Matriz. Às 14h, acontecerá a Procissão do Encontro. Às 15h, será a vez da Celebração da Paixão de Cristo e as 16h, terá a Procissão do Senhor Morto percorrendo as principais ruas da cidade.

Vale a pena lembrar que não será permitida a comercialização de bebidas alcóolicas, bem como a subida de carros ou motos, para evitar acidente. A Policia Militar e o Departamento de Transito do município, estarão fiscalizando a via de acesso ao Monte Alto.

Fonte: Caboronga Notícias

recentes