sábado, março 2, 2024

Sobe para 1.275 o número de foragidos localizados pelo Reconhecimento Facial na Bahia

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública atingiu a marca de 1.275 foragidos da Justiça capturados com o auxílio da ferramenta. Últimas prisões aconteceram nas cidades de Vitória da Conquista e Santo Estevão, nas últimas horas.

Os alertas da ferramenta, recebidos pelos Centros Integrados de Comunicação (Cicoms) de Feira de Santana e Conquista, indicaram dois assaltantes procurados.

Após a verificação dos documentos, equipes das 77ª e 56ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs/Vitória da Conquista e Santo Estevão), apresentaram os homens em unidades da Polícia Civil, onde os mandados foram cumpridos.

Somente nos 12 primeiros dias de 2024, 22 pessoas foram encontradas com o auxílio da ferramenta, resultando em uma média de dois presos por dia.

Balanço 2023

Somente no ano passado, 678 foragidos foram encontrados pelo Sistema da SSP. Destes, 36% pelo crime de roubo, 25,9% por homicídio, 19,8% por tráfico de drogas e 18,3% pelo não pagamento de pensão alimentícia.

Os destaques ficam para as prisões nas festas populares, a exemplo de 79 criminosos encontrados no Carnaval de Salvador e outros sete no Festival Virada Salvador, no final do ano.

Até o dia 31 de dezembro de 2023, a pasta havia alcançado 1.253 foragidos.

Com informações e foto: SSP-BA

recentes