Em entrevista à rede de televisão norte-americana Fox News, veiculada na última quarta-feira (18), Donald Trump afirmou que a “população muito agressiva” de Montenegro pode desencadear uma “Terceira Guerra Mundial”.

“Você sabe, Montenegro é um minúsculo país com pessoas muito fortes. Eles são um povo muito agressivo, eles podem ficar agressivos e — parabéns — você está na Terceira Guerra Mundial”, afirmou o presidente norte-americano sorrindo.

O país virou pauta da entrevista quando o apresentador do programa da Fox News, Tucker Carlson, questionou Trump sobre a adesão de Montenegro à Otan. O pequeno país europeu, que é ex-república da Iuguslávia, e só se separou da Sérvia em 2006.

O perigo de conflito que Trump levanta na entrevista tem a ver com o artigo 5 da cláusula de defesa comum da Otan. Este artigo estabelece que um ataque a um país membro, é um ataque contra todos. Ou seja, se algum país atacar Montenegro, os EUA que também são membros da organização, também se declaram agredidos.

Notícias ao Minuto