segunda-feira, maio 20, 2024

TSE cassa mandatos de três vereadores de Itaberaba por irregularidades em cota de gênero

Três vereadores do município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante sessão da corte nesta quinta-feira (9). A informação foi confirmada pelo Jornal da Chapada, que aguarda a sentença, mas a decisão do pleno aconteceu devido a irregularidades em cota de gênero, no Drap dos partidos PCdoB e União Brasil.

Pela decisão, perderam os mandatos os vereadores Mania (PCdoB), Berimbau (União Brasil) e Adaias da Feira (PCdoB). Segundo informações preliminares, o TSE decidiu, por unanimidade, anular os votos recebidos pelos três vereadores nas eleições de 2020.

Essa decisão foi acompanhada pelos sete ministros, seguindo o voto do relator ministro Raul Araújo. Com a cassação dos três edis, a população itaberabense terá nova formação da Casa Legislativa. Passam a ocupar as cadeiras vagas na Câmara do município chapadeiro o Professor Amaury (PP), Samuca do Foto (PP) e Nalva Nolácio (PSD).

No TSE ainda tramita um outro processo, já em fase final, que apura as mesmas irregularidades no Drap do partido PSDB, que figura como principal investigado o vereador Murilo Vitor Soares.

Jornal da Chapada

recentes