quarta-feira, junho 19, 2024

V Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista será nos dias 11 e 12

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), realiza nos dias 11 e 12 de setembro a V Conferência Municipal de Cultura de Vitória da Conquista. Nesta edição, o evento tem como tema “Cultura e democracia no Sertão da Ressaca” e como objetivos discutir a cultura do município nas suas dimensões simbólica, cidadã e econômica e diagnosticar a situação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com informações da Secretaria, na conferência vão ser elaboradas as propostas para o Plano Municipal de Cultura e promovido o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, artistas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores ligados à cultura. Também serão eleitos os representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura biênio 2023/2025 e os delegados para as conferências territorial e estadual de Cultura.

Composta por seis eixos temáticos, a conferência é aberta ao público e acontecerá no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima. Em cada um desses eixos serão colhidas propostas para subsidiar a construção do Plano Municipal de Cultura, que serão compromissos assumidos pelo Governo Municipal em uma perspectiva de dez anos.

Podem participar pessoas maiores de 16 anos que fizerem sua inscrição aqui. As inscrições vão até o dia 11 de setembro.

Confira as temáticas discutidas nos dois dias de conferência municipal:

Eixo 1. Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
Eixo 2. Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
Eixo 3. Identidade, Patrimônio e Memória;
Eixo 4. Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Eixo 5. Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
Eixo 6. Direito às Artes e Linguagens Digitais.

Fonte: Agência Sertão

recentes