sábado, abril 27, 2024

Veja vídeo: Subida ao Monte Alto marca mais uma vez a tradição da Sexta-feira Santa em Ipirá

Centenas de católicos realizaram peregrinação ao “Monte Alto”, na cidade de Ipirá (BA), durante toda a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte, sepultura e ressurreição de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Veja Vídeo

O Monte Alto é um ponto turístico e de peregrinação de Ipirá, possui uma capela e um cruzeiro, feitos de cimento e madeira, com a finalidade de homenagear a tradição da fé católica da região. A Subida ao Monte Alto é um evento religioso, mas é também um evento social. A trajetória é secular, tem história, vem carregada de tradição herdada pelos ancestrais, e que o povo faz questão de manter.

Além do Monte Alto, os cemitérios recebem também um grande público que aproveita o momento de reflexão para reverenciar os seus entes queridos já falecidos.

Programação da Sexta-feira Santa 

A programação teve início as 06h da manhã, com a tradicional Via Sacra seguindo da igreja matriz, com destino a capela do Monte Alto.

Vale a pena lembrar que não será permitida a comercialização de bebidas alcóolicas, bem como a subida de carros ou motos, para evitar acidente. A Policia Militar e o Departamento de Trânsito do município, estarão fiscalizando toda via de acesso ao Monte Alto.

Às 14h, Procissão do Encontro, 15h, Celebração da Paixão de Cristo, 16h, Procissão do Senhor Morto, 17h, Ofício da Paixão e as 18h, Encenação da Paixão de Cristo.

Fonte: Caboronga Notícias com imagem do arquivo

recentes