sexta-feira, junho 14, 2024

Viabahia divulga horários estimados de maior fluxo de veículo na BR-324 durante o Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, a Viabahia, concessionária responsável pela BR-324, está se preparando para um aumento significativo no fluxo de veículos durante o período festivo. Estima-se um crescimento de 4,3% no tráfego em comparação com dias convencionais. Segundo a empresa, a estimativa de aumento começa a contar a partir da quinta-feira (8).

Durante o período do Carnaval, a Viabahia prevê diferentes cenários de movimentação na BR-324. Na sexta-feira (9), espera-se um aumento significativo no fluxo das 7h às 12h e das 14h às 18h, no sentido Feira de Santana.

O sábado (10) seguirá com movimentação intensa das 6h às 12h, também em direção a Feira de Santana. Já no domingo (11) e na segunda-feira (12), a previsão é de um fluxo regular ao longo de todo o dia. Na terça-feira (13), antevê-se um aumento de movimento das 16h às 18h, no sentido Salvador.
Por fim, na Quarta-feira de Cinzas (14), espera-se um fluxo intenso a partir das 10h até às 18h, no sentido Salvador.

horários de maior movimento na rodovia br 324 carnaval
Infográfico: Acorda Cidade

Em nota enviada ao Acorda Cidade, a concessionária informou que para atender a demanda, vai disponibilizar “papa-filas” na Praça de Pedágio 2 (P2), localizada em Amélia Rodrigues, nos horários de pico. O número do quadro operacional também vai aumentar nas Praças de Pedágio para atender o fluxo do período.

Dicas de segurança

Antes de pegar a estrada, garantir que o veículo esteja com a manutenção em dia, verificar itens básicos como macaco, chave de roda, triângulo, extintor e estepe, bem como consultar os canais de comunicação na intenção de obter informações sobre as condições das rodovias, são indispensáveis para a ida e retorno com segurança e sem sustos.

O Supervisor de operações da Viabahia, Elio Nogueira, alerta que os condutores devem se atentar às normas de trânsito, como a questão da ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir e manuseio de celular no volante, e tomar certas precauções para ficar distante de incidentes.

“Fora a checagem do nível de água e óleo, limpador de para-brisas, pneus, calibragem e de toda a parte elétrica (luz de freios, seta, faróis), ao viajar é essencial ter em mãos um kit simples de ferramentas, água e biscoitos, papel higiênico e papel toalha. Inclusive, tais materiais estão disponíveis nas nossas bases de apoio ao usuário em todo trajeto da BR 324 e BR 116”, ressalta.

Em relação à distância, no intuito de evitar a fadiga quando o trajeto for longo, o profissional orienta que é necessário optar pelo consumo de comidas leves, buscar um local seguro ao menor sinal de sonolência ou cansaço e nunca prosseguir o deslocamento ao notar falta de concentração na direção. Essas orientações servem principalmente para reduzir riscos noturnos. Baixa visibilidade, objetos na pista, presença de animais e ofuscamento da visão pelos faróis em sentido contrário são alguns deles.

Acorda Cidade – Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

recentes