quinta-feira, dezembro 18, 2025

Vigilância apreende 430 kg de alimentos impróprios para consumo em cidade baiana

Cerca de 80 kg de carne podre foram encontrados em um açougue

Uma operação da Visa (Vigilância Sanitária e Ambiental) retirou, na quarta-feira, 17/12, ao menos 430 kg de alimentos estragados e vencidos de estabelecimentos comerciais em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano a 499 km de Salvador..

Um dos itens apreendidos em maior quantidade foi a carne. Em um açougue no bairro Vila Serrana, foram encontrados 80 quilos de carne em estado de putrefação, imprópria para consumo.

O material apreendido foi retirado de circulação e encaminhado para descarte seguro no aterro sanitário municipal. Segundo a Visa, alguns alimentos possuíam prazo de validade expirado e outros estavam estragados; no entanto, continuavam expostos à venda em restaurantes e supermercados da cidade.

Apesar da gravidade das infrações e de alguns estabelecimentos estarem operando sem alvará sanitário, não houve interdições imediatas. Durante a operação, a Vigilância Sanitária lavrou:

termos de apreensão e inutilização dos produtos;

notificações formais para regularização;

prazo de oito dias para que os estabelecimentos se adequem às normas sanitárias vigentes e regularizem o alvará.

A recomendação aos consumidores é que fiquem atentos à cor, ao odor e ao prazo de validade dos produtos, além de verificar se o estabelecimento possui o selo de vistoria da Vigilância Sanitária.

As denúncias podem ser feitas na Ouvidoria Municipal, pelo telefone (77) 3229-3480, pelo e-mail [email protected].

Bahia On – Foto: Divulgação PM/VC

recentes