terça-feira, julho 16, 2024

Bando Anunciador espalha alegria pelas ruas de Feira

Organizada pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) através da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a tradicional festa do Bando Anunciador, que inicialmente celebrava a Padroeira de Feira de Santana, Senhora Sant’Ana, espalhou muita animação pelas ruas da cidade na manhã deste domingo (7).
Mais uma vez a criatividade e a irreverência nas fantasias do público, chamou atenção e coloriu as ruas da cidade.
Roque Gomes, usou como inspiração para a escolha da fantasia, um meme famoso da internet. “Escolhi a fantasia da morte, pois tem o meme do amostradinho nas redes sociais, onde aparece a morte. Mas hoje eu estou de greve e não vou agendar a morte de ninguém”, brincou.
A fantasia de homem bicho escolhida por Alexandre Rodrigues, fez sucesso com a criançada. “Eu já vinha com essa fantasia há algum tempo desfilando em outras festas e agora trouxe pra cá. Todo mundo tá gostando e tá chamando a atenção das crianças”.
Carlos César foi vestido de Lobisomem, uma fantasia que, segundo ele, já é tradição usar em outras festas. “Já usei em várias festas e hoje trouxe para o Bando Anunciador aqui em Feira de Santana”.
Edna Oliveira diz que todos os anos participa da festa e destacou a beleza e diversidade das fantasias. “Achei as fantasias maravilhosas, a festa muita boa, muito bonita, bem organizada e com fantasias muito lindas”.
Simone Lopes estava no bando acompanhada de várias amigas. Esse é o primeiro ano que ela participa da festa e diz que a animação e as fantasias estão chamando atenção. “Nesse grupo estão reunidos vários bairros, como Brasília, Tomba, Eucalipto, Caseb, Parque Getúlio Vargas, Conceição e Lagoa Salgada. Estamos todas animadas para curtir esse bando maravilhoso”, afirmou.
Camila Bastos, é feirense, mas mora atualmente em Macaé (RJ). Ela veio para Feira para participar do Bando Anunciador. “Gosto muito de participar, é uma festa muito alegre e estou feliz de poder participar dessa festa maravilhosa”, comemorou.
Luciana dos Santos escolheu a fantasia de cigana, por admirar a tradição. “Eu trabalho com fantasias e hoje escolhi essa de cigana, pois acho uma tradição muito bonita. Esta é a terceira vez que participo da festa”.
André Lopes, que é cantor da banda feirense Sem Mais Nem Menos, foi fantasiado de árabe. Segundo ele, essa fantasia é econômica, mas inspira a riqueza. “Eu aluguei essa fantasia, que é mais fácil. Vim com minha esposa e vou sair junto com o bando do bairro Rua Nova. Essa é uma festa para família, com muitas crianças e idosos, e é disso que eu gosto”, disse.
A coordenadora do CUCA, professora Taís Dantas, afirmou que a festa atendeu as expectativas com um grande público participando. “A gente já esperava um aumento no número de bandos e como sempre o desfile foi marcado por muita animação, as fantasias mostrando a diversidade do povo, que veio para se divertir. No ano passado 40 mil pessoas participaram da festa e para este ano a gente aguarda a avaliação da Polícia Militar”, afirmou.
O Coronel Antônio Lopes, comandante do CPRL, destacou o trabalho da Polícia Militar durante a festa e comentou a mudança com a retirada das barracas em frente ao Cuca. “A PM está sempre presente em todos os dias do ano, trabalhando com efetivo de mais de 300 homens para manter a paz. A população de Feira é tranquila, ordeira e estamos aqui para manter essa paz. Fizemos a avaliação do ano passado e tivemos alguns problemas. Esse ano solicitamos a retirada das barracas e está tudo tranquilo”, destacou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

recentes