domingo, junho 16, 2024

Encontro com produtores de fruticultura do Norte baiano destaca importância da região para o mercado brasileiro

Acompanhado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, Jerônimo Rodrigues participou de evento, em Juazeiro, nesta sexta-feira (15)

Para encerrar a extensa agenda institucional desta sexta-feira (15), que contemplou visitas do governador Jerônimo Rodrigues para entregas de obras e intervenções do Governo do Estado em cidades do interior da Bahia, o governador esteve no Norte baiano. À noite, em Juazeiro, Jerônimo recebeu o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, quando juntos participaram de jantar com grandes produtores e exportadores do Vale do São Francisco. O secretário da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), Wallison Tum, também participou do evento, apresentando um vídeo sobre fruticultura.

O Vale do São Francisco ocupa uma posição de destaque no cenário nacional devido à capacidade de produção frutícola. “Agora é a vez de entrarmos o mercado da fruticultura. Fomos na China negociar e, em breve, a uva fresca brasileira vai chegar nesse grande consumidor mundial. A Índia já falou que quer abrir mercados de frutas. Mais uma oportunidade para essa região. Então, vocês têm que estar juntos. Nós fazemos a parte governamental e vocês fazem a parte comercial. Abriu oportunidade, gerou emprego para o Vale”, afirmou Fávaro.

O cultivo de manga e uva na região tem grande escoamento na exportação e, junto a outras culturas, abastece mais de 30 países com uma receita média anual de U$ 180 milhões, gerando um impacto econômico e social de destaque regional, com a geração de 70 mil empregos diretos e 200 mil indiretos. “As estradas pavimentadas ou preparadas para entrar insumos e mão de obra e para sair produtos requereriam, por parte do Governo e dos empresários, contrapartidas de orçamento, que são especialmente a capacidade do Estado e do setor empresarial de investir. A experiência no oeste nos deu know how para experimentar aqui também no sertão do São Francisco”, ressaltou o governador.

Fonte e fotos: Joá Souza/GOVBA

recentes